Cate Blanchett presents Book of the Year Award at 2021 ABIA; & on set photo of Borderlands

Hi, everyone!

Cate presented an award at this year Australian Book Industry Awards, and we also have an on set photo of Borderlands cast. Vogue Brasil published all 31 questions asked during the launch Sì Eau de Parfum Intense. Check them below.

ABIA 2021 Virtual Awards Event

Cate appears at 1:01:02

 

 

On set of Borderlands in Hungary

 

31 perguntas para Cate Blanchett sobre beleza, feminismo e cinema

 

“As pessoas geralmente associam uma mulher poderosa a dinheiro e influência, mas as mulheres mais poderosas que conheço são donas de si, engajadas, generosas e sábias”. A frase é de Cate Blanchett, em conversa com a Vogue Brasil, sobre empoderamento feminino e as transformações da sociedade em relação ao lugar da mulher que, claro, é onde ela quiser. Rosto do tradicional perfume Sì desde 2013, ela também segue com a grife neste lançamento que acaba de chegar ao Brasil, aposta para homenagear mulheres fortes no Dia das Mães: o Sì Eau de Parfum Intense, versão mais profunda e sofisticada.

Para a atriz de 51 anos, ainda falando sobre o papel feminino na sociedade, é encantador ver como as estruturas estão sendo ressignificadas. “Nunca estive tão animada com a colaboração feminina quanto estou hoje. Está acontecendo um nível maior de abertura, honestidade e experiência compartilhada; uma vontade de olhar para o nosso passado coletivo a fim de avançar de forma produtiva e positiva para o futuro. Agora é aceitável discutir nossos fracassos e medos quanto compartilhar nossos sucessos e inspirações”, diz.

A seguir, fizemos 31 perguntas à Cate Blanchett sobre beleza, feminismo, cinema e fragrâncias. Confira:

BELEZA

1. Você acha que o conceito de beleza evoluiu ao longo dos anos?

As pessoas costumam ficar “maravilhadas” com a beleza, mas muitas vezes acho que alguém descobre o que é verdadeiramente belo ou tropeça nele, quase por acidente. Particularmente, nos últimos 12 meses senti que a beleza tranquila se revelou para mim, talvez porque eu estivesse mais aberta a ela. A beleza está nos detalhes, muitas vezes nos detalhes pequenos, quase ocultos, que a princípio podemos ignorar.

2. O que torna alguém bonito para você?

As várias perspectivas de uma pessoa, sua força, sua energia e o seu senso de humor são o que as torna única. E, para mim, é essa singularidade que a torna verdadeiramente bela.

3. Na juventude, havia alguém que você admirava pela beleza?

Sempre achei David Bowie profundamente lindo; ao ler sobre Eleonora Duse, passei a crer que ela deveria ter sido absolutamente cativante; e a voz de Nina Simone é uma das coisas mais bonitas que já ouvi.

4. A beleza de Armani tem muito a ver com autoconfiança: quando você se sente mais confiante?

Sinto-me mais confiante quando estou fluindo: no palco, em movimento, na água, em uma conversa sem esforço. Quando estou inspirada, acho que perco a noção do meu eu exterior, talvez seja quando estou mais confiante.

5. Qual é uma das primeiras memórias de maquiagem que ficou para sempre com você?

A memória mais antiga de maquiagem foi descobrir o poder do batom. Como isso pode transformar seu rosto, como, quando criança, eu o achava tão sofisticado e atraente.

6. Se você tivesse que sair pela porta em cinco minutos, como você agilizaria sua rotina?

Minha rotina é sempre simplificada. Estou constantemente sem tempo, então é um bom hidratante, o Crema Nera da Giorgio Armani, protetor solar, máscara de cílios Armani e perfume. Nunca falta o perfume, pois melhora meu humor e mantém meus sonhos vivos durante o dia.

7. Que conselho de beleza você daria para a sua versão mais jovem?

Aceite suas falhas. Seu rosto e seu corpo mudarão constantemente ao longo da sua vida, então é melhor você abraçar essa mudança! O melhor conselho de beleza é cuidar da sua pele. É o maior órgão do seu corpo.

8. Existe alguma regra de beleza ou de cuidados com a pele que você ignora?

Dormir é muito importante para pensar com clareza, para cuidar do corpo, mas sempre vou para a cama tarde demais.

9. Sua pele é notoriamente luminosa. Qual é o seu segredo número um?

Eu gostaria que fosse algo mais misterioso, mas honestamente, além de um bom multivitamínico – vitamina C e zinco são vitais – é simplesmente ficar longe do sol, beber muita água, vinagre de maçã pela manhã e dormir.

10. O quão próximo você trabalha com sua maquiadora de longa data, Mary Greenwell, na criação de um look de beleza para cada ocasião?

Adoro a Mary, tanto como maquiadora quanto como uma amiga querida. Nós nos divertimos muito juntas. Ela tem um olho tão incrível e está tão envolvida na vida e no mundo estético em todas as suas formas que acabamos sendo muito espontâneas juntas.

MULHER E SOCIEDADE

11. Qual é a sua visão de ser mulher hoje?

Nunca estive tão animada quanto hoje com a perspectiva de colaboração feminina em todas as culturas e gerações. Está acontecendo um nível maior de abertura, honestidade e experiência compartilhada; uma vontade de olhar para o nosso passado coletivo a fim de avançar de forma produtiva e positiva para o futuro. Obviamente, ainda existem caminhos muito difíceis que muitas mulheres têm que percorrer, mas sinto que o clima está evoluindo. Agora é aceitável discutir nossos fracassos e medos quanto compartilhar nossos sucessos e inspirações. A vida é complexa.

12. O que significa para você ser uma mulher poderosa?

Ser poderosa, geralmente, está associado a dinheiro e influência. Algumas das pessoas mais genuinamente poderosas que conheci, entretanto, são pessoas que estão no comando de si mesmas, que são controladas, engajadas, generosas e sábias. Pessoalmente, sinto-me mais confiante em minha própria pele quando sinto que não estou tentando provar nada a ninguém além de mim mesma.

13. Quão importante é ousar ser você mesma?

Ser “você mesma” é um conceito complicado porque descobrir quem você é, isso é uma jornada para toda a vida. Estamos em um constante estado de ‘transformação’. Mas a autoexpressão em todas as suas formas pode ser algo angustiante e que expõe muito, portanto, quando você tem o apoio e a confiança das pessoas ao seu redor, e a coragem de suas próprias convicções, isso certamente ajuda.

14. Que mensagem você espera transmitir às mulheres por meio de seu papel em Armani beauty?

Acho que o senso de beleza do Sr. Armani contém complexidade e facilidade de uso. Ele contém bom humor e envolvimento com o mundo ao nosso redor e sempre contém amor. Amor e respeito pelos outros e pelo mundo natural, é claro, mas também por si mesmo.

CINEMA

15. Qual é a melhor parte de atuar?

Quando você se conecta com o público. Tive a sorte de trabalhar com pessoas incrivelmente talentosas que me inspiram e expandem o que eu acho que é possível criativamente.

16. Qual o seu critério na hora de aceitar um novo papel?

No final, as decisões são tomadas instintivamente e moderadas pelo tempo, não muito diferente de um caso de amor.

17. Dos filmes em que você estrelou, qual é o seu look de beleza favorito?

Poxa. Eu não penso em um personagem como sendo ‘bonito’ ou não, isso depende do público, eles são os observadores. Criar um visual para um personagem é sempre incrivelmente divertido e depende totalmente do diretor de fotografia, do figurinista, do roteiro, etc. O filme Manifesto, de Julian Rosefeldt, em particular, foi muito divertido porque havia uma gama diversificada de personagens.

18. Como cada um dos diretores com quem você trabalhou influenciou seu estilo de atuação?

Trabalhar com um grande diretor é como ter uma ótima conversa. É evolutivo, surpreendente, de longo alcance e inspirador. Influencia 110% das escolhas que se faz, os riscos que se corre e influencia profundamente o ambiente no set e, portanto, o resultado final do filme.

19. Você também assina como produtora…

Sempre gostei de fazer parte de um projeto completo. Para mim, meu papel como atriz é frequentemente o último ponto de foco, então estar dentro de um projeto como produtor é um espaço incrivelmente excitante e natural para eu habitar. Alguns produtores pensam financeiramente, alguns produtores pensam criativamente e alguns produtores estão interessados e são capazes de abranger os dois campos. Eu gostaria de pensar que estou na última categoria.

RELAÇÃO COM A GIORGIO ARMANI

20. Você é o rosto de Sì desde 2013 e é a Embaixadora Global de Beleza de Giorgio Armani. Como você se sente por ter um relacionamento tão antigo com a marca e como você define o seu papel?

O relacionamento com Sì e com Armani Beauty cresceu organicamente a partir do meu relacionamento criativo com o Sr. Armani. Não é nenhum segredo que tenho muita estima por ele e há muito tempo que me inspiro em como ele abraçou e celebrou as mulheres em toda sua complexidade maravilhosa. Meu papel? Acho que é ampliar o que Armani representa: graça, luxo sem esforço, elegância bem-humorada, amor pela natureza e amor pela vida.

21. O que você mais gosta em Giorgio Armani? Qual é a sua primeira lembrança do Sr. Armani?

Tenho um relacionamento criativo com Giorgio Armani há muito tempo, antes mesmo de conhecê-lo. Com meu primeiro pagamento, comprei um terno Armani que ainda uso. Eu o conheci em um desfile Giorgio Armani Privé. Fizemos a prova de um vestido e estávamos apenas ele e eu. Tivemos um momento muito tranquilo em que ele se ajoelhou e prendeu a barra do meu vestido. Eu achei isso tão comovente. Ele é muito ativo e seguro de si, mas também muito humilde.

22. O que é a feminilidade de Giorgio Armani para você?

O senso de beleza feminina e feminilidade do Sr. Armani é incrivelmente complexo, mas ao mesmo tempo, fácil e confiante. O Sr. Armani foi uma influência estética e intelectual muito importante em minha vida. Ele conhece tantas formas de expressão artística, da arquitetura à moda, passando por móveis e todas as partes do design e da estética. Ele é um homem muito otimista e curioso, e é um dos pioneiros em abraçar todas as possibilidades das nuances da estética feminina, algo pelo qual sempre me interessei. Nunca fui, particularmente, abertamente feminina no sentido clichê da palavra. Eu adoro feminilidade, mas também sou muito atraída pela alfaiataria masculina. Eu ando nessa linha estética, que o Sr. Armani entende tão bem. Uma pessoa não precisa ser um ou outro, pode ser os dois simultaneamente. O senso de estilo do Sr. Armani, sua elegância sem esforço, sua mistura de linhas tradicionalmente masculinas e femininas têm sido uma inspiração para mim. Eu sinto que sempre aspirei à graça, simplicidade e atemporalidade que o Sr. Armani e seus designs incorporam.

23. Como você percebe a visão de beleza do Sr. Armani? Ela está de acordo com a sua própria visão de beleza?

A noção de beleza está sempre mudando. Em primeiro lugar, acho o mundo natural profundamente belo e inspirador. Muitas vezes é inesperado e surpreendente em sua dualidade. A noção de beleza como um estado de perfeição é estranha para mim porque é nas falhas ou imperfeições que algo revela sua singularidade, sua graça e seu poder. Em última análise, para mim, acho que a verdadeira beleza está sempre evoluindo.

24. Qual foi o momento mais memorável com Armani beauty ao longo dos anos?

Foram tantos. Ficar na ilha italiana de Pantelleria foi transformador. É um lugar muito poderoso onde se pode sonhar profundamente, pensar expansivamente e amar profundamente. É magnético e primitivo, não muito diferente do próprio Sr. Armani!

25. O que a Itália significa para você?

Resiliência, gosto, vida, amor e família. Já tive tantas aventuras por lá e estou sonhando com a próxima… Sempre me inspirei no design italiano, tanto passado quanto presente.

FRAGRÂNCIAS

26. Que emoções um perfume geralmente evoca em você? Que poder você diria que uma fragrância tem?

A fragrância é definitivamente um canal para a emoção e a memória. É uma expressão muito pessoal do eu interior e dos desejos da pessoa. Essencial, claro, mas também revigorante.

27. O que você mais gostou na mensagem transmitida pela fragrância Sì?

Chamar uma fragrância exclusiva de Sì é uma mensagem poderosa e positiva, que convida as mulheres a se conectar positivamente com elas mesmas e com os outros, não importa a hora do dia. Dizer sim à vida, à possibilidade, à experiência, é essencialmente o que o Sr. Armani fez durante toda a sua vida. Ele abraça a vida em todas as suas complexidades: o bom, o mau, o belo, o emocionante, o assustador, o privado e o público. Tudo faz parte de estar verdadeiramente vivo.

28. Você sempre diz “Sì” para as coisas? Existe algum “Sì” que ainda não foi dito em sua vida?

São tantos “Sì” que eu ainda não disse, tantas coisas que ainda não fiz, tantos lugares em que ainda não estive; mas tantas experiências, ideias e surpresas ainda no horizonte. Adoro ser surpreendida pela vida. Estou sempre aberta para a minha vida seguir direções que eu não poderia ter imaginado. Minha vida está muito cheia e os últimos 12 meses foram muito mais tranquilos e introspectivos do que nos anos anteriores, mas isso por si só foi uma surpresa para a qual tive que dizer sim. Muitas vezes, dizer “Sì” envolve riscos, mas o risco muitas vezes leva à aventura que sempre revela algo até então desconhecido.

29. Sì Eau de Parfum Intense, uma nova versão da fragrância está sendo lançada, e combina notas que incluem baunilha proveniente de Madagascar através do programa Fornecimento Solidário de Giorgio Armani, que contribui para apoiar economicamente as comunidades agrícolas. Como você se sente com relação a essa iniciativa de marca?

Eu absolutamente apoio e aplaudo materiais provenientes de uma cadeia de produção ética. É o único caminho a seguir.

30. Entre Sì Eau de Parfum, Sì Eau de Parfum Intense e Sì Passione, qual fragrância você prefere da coleção Sì?

Essa é uma pergunta tão difícil! Frequentemente, combino duas fragrâncias. Eu acabei de descobrir Sì Intense, e é a que eu mais tenho usado, mas eu combinaria algumas das fragrâncias, principalmente se eu tiver compromisso que vão da manhã até à noite. Sinto que elas são tão complementares umas às outras.

31. A última campanha de Sì foi filmada por Tom Munro e dirigida por Fleur Fortuné. Qual é a sua relação criativa com cada um deles?

Eu adoro o Tom, tanto como ser humano quanto como fotógrafo. Ele é tão ágil e adaptável, caloroso e inteligente e eu adoro o tempo que passei conversando com ele e respirando o mesmo ar, mesmo quando nós dois estávamos usando máscaras. Temos um amor compartilhado pela natureza, por longas caminhadas, tanto quanto por tirar uma ótima foto, e ele é incrivelmente engraçado. Fleur é maravilhosamente efervescente. Sua alegria e criatividade são inspiradoras e as duas vezes em que trabalhamos juntas foram de pura alegria.

Source: Vogue Brazil